FotoUtopia: Construções Imaginárias

Fábrica das Palavras
18 setembro a 21 novembro de 2021

ARTISTAS

  • ANA LINHARES
  • ESTEFANÍA LANDESMANN
  • PEDRO VALDEZ CARDOSO
  • SÃO TRINDADE

Programa Curatorial - FotoUtopia: Construções Imaginárias

No momento em que o presente permanece suspenso e o futuro incerto e obscuro, esta exposição centra-se na emergência de uma imaginação utópica capaz de mobilizar energias e redefinir potencialidades e prioridades, revelar outras realidades e projetar outras possíveis formas de viver e criar, refletindo sobre práticas e territórios em expansão no mundo da fotografia. De modo a contrariar esta sensação de disfunção distópica, reflitamos sobre o que este tempo transformador representará para o futuro.

No desafio de dar forma ao futuro, centremo-nos não no que era mas no que poderá ser, no possível e desconhecido, examinando várias maneiras de experimentar o mundo através da imagem. Sendo esta uma exposição de fotografia estamos interessados nas novas possibilidades imagináveis neste campo, que é também um lugar de renovação, de metamorfose e mutação contínuas.

Como poderá ser este um novo mundo e como se exprime na cultura fotográfica? De uma coisa podemos ter a certeza: as realidades mutantes corresponderão olhares expansivos.

FotoUtopia pretende apresentar uma combinação verdadeiramente dinâmica de projetos representativos da diversidade e vitalidade da fotografia contemporânea, mediante a presença de trabalhos recentes de quatro artistas que exploram o campo da fotografia, encarando-o como meio conceptual e de experimentação, de indagação e reavaliação criativa sobre os temas e processos de produzir imagens na atualidade.

Importa sondar os efeitos de uma realidade pós-Internet baseada na aceleração e desmaterialização e de um mundo de edição e circulação ilimitada e saturada de imagens. E reconhecer, nesse vórtice de transmissão digital, e redes sociais e de informação que moldam indelevelmente a nossa visão, a proposta de modelos de comunicação baseados na documentação obsessiva, na fragmentação, na descontinuidade e na hibridização e porosidade de diferentes meios, contextos e formas, que nos incitam a um constante exercício de montagem e conetividade. Toda esta dinâmica será evocada por uma Bienal atenta ao futuro que renasce todos os dias, assim com às nossas esperanças nele.

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
CONTACTOS

Fábrica das Palavras – Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural
Largo Mário Magalhães Infante, n.º 14
2600–187 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 07.90" N, 08º 59' 16.27" W
Telefone: 263 271 200

Setor de Ação Cultural da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Email: bienalfotografiavfx@cm-vfxira.pt
Tel.: (+351) 263 285 626

Created with Mobirise